Albufeira

Albufeira é uma cidade com grande potencial, e com várias áreas de interesse. Descubra com a ajuda da bicicleta a mobilidade entre praias que existe na região, observe a cultura ainda presente ou disfrute do contacto excelente que se pode ter com a Natureza a uma pequena distância do centro urbano de Albufeira.

Mapas


Ver mapa maior


Transferir ficheiro para GPS como:Percurso
Rota


Alguns pontos de interesse:

Pontão da Praia dos Pescadores

Este pontão é muito procurado pois é um bom local de pesca e um ótimo sitio para mergulhos, além de porporcionar um linda vista para a praia.





Galeria de Arte Pintor Samora Barros Antiga Central Eléctrica, o edifício situa-se no Largo Eng.º Duarte Pacheco e data do principio do século, 1926.
Em 1988, foi sujeito a obras de reabilitação e transformado em Galeria de Arte. Possui dois pisos e vãos exteriores em arco, o que possibilita a iluminação natural de todo o edifício
Da sua fachada, ressaltam os azulejos e motivos exteriores, da autoria do pintor albufeirense, Samora Barros.
Horário: Diariamente das 10h30 às 17h00
Excepto Domingos e Feriados.

Igreja de S. Sebastião e Museu de Arte Sacra
A Igreja de São Sebastião foi construída a meados do século XVIII e se encontra situada na Praça Miguel Bombarda. Sua planta é de uma só nave e destaca-se na parte de fora sua porta principal estilo barroco. Conserva em seu interior um retábulo de madeira da segunda metade do séc. XVIII e diferentes imagens de santos.



Igreja Matriz
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída no séc. XVIII, foi consagrada no 15 de Julho de 1800 pelo Bispo do Algarve, Francisco Gomes de Avelar. Situa-se na Rua da Igreja Nova e substituiu a antiga igreja que foi arrasada com o terramoto do ano de 1755. É neoclássico e sua planta é de uma só nave com quatro capelas laterais, capela baptismal, coro, dois púlpitos e duas salas laterais. Em cima da fachada se encontra a Cruz de Avis. Destaca-se no altar-mor uma pintura atribuída ao pintor albufeirense Samora Barros que serve de fundo à imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Albufeira.

Igreja de Sant'Ana
A Igreja de Sant'Ana foi construída no séc. XVIII e se encontra situada na praça Jacinto d´Ayet. Na capela-mor se encontra um retábulo atribuído aos mestres Francisco Xavier Guedelha e João Baptista. Também se destaca em seu interior um retábulo de Nossa Senhora das Dores e uma imagem de Cristo Crucificado esculpido em madeira.



Estátua S. Vicente
São Vicente de Albufeira é um monumento em memória a Frei Vicente de Santo António, ilustre personagem nascido em Albufeira no ano de 1590. Encontra-se situado na praça Jacinto d'Ayet.







Museu Municipal de Arqueologia (Antiga Câmara Municipal)
O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira situa-se na parte antiga da cidade, no edifício que até a década dos 80 foi Camara Municipal. No seu interior alberga diferentes salas de estudo, conservação e uma biblioteca. As peças expostas vão desde as suas mais remotas origens até o século XVII, e estão divididas em quatro grandes núcleos, pré-história, período romano, período islâmico e idade moderna. Destacam-se os restos arquitectónicos encontrados na Vila Romana da Retorta e a Necrópoles de Morgado da Lameira.

Conservatório de Música (Antigo Hospital) e Nucleo Arqueológico
O conservatório foi fundado em 1996, e já realizou dezenas de concertos em vários locais do país e estrangeiro. Iniciou a sua actividade pedagógica com a abertura das Escolas de Música e Dança de Albufeira. Os cursos ministrados pela Escola de Música possuem Paralelismo Pedagógico ao nível dos Cursos Básicos do Ministério da Educação, onde é possível aprender: canto, guitarra, violino, piano, entre outros.
Ao lado do conservatório encontra-se o nucleo de arqueologia e tambem é possivel ver as escavações que estão a ser efectuadas neste local.

Santa Casa da Misericórdia
Segundo a tradição oral e alguns autores, a sua fundação remonta ao ano de 1499. É considerada como uma das Irmandades instituídas em vida pela Rainha D. Leonor, pelo facto de Albufeira ser o único concelho do Algarve que pertencia à Ordem de Aviz. A sua vocação de ajuda social, torna a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira uma instituição importante na ajuda aos mais desfavorecidos. Conta com 20 valências distribuídas por Lares de Idosos, Creche, apoio a deficientes, entre outras.



Algarve Shopping
Venha descobrir o centro comercial localizado na Guia, onde pode encontrar os melhores artigos das marcas mais conhecidas, além de outras possibilidades que só um centro comercial permite.





Adega do Cantor
Localizada próxima do Algarve Shopping, esta adega
foi construída para produzir o vinho Vida Nova e Onda Nova, a partir das três Quintas em redor: a Quinta do Moinho, a Quinta do Miradouro e a Quinta Vale do Sobreiro. O objectivo é produzir o melhor vinho que a região oferece, combinando técnicas de produção tradicionais com as mais modernas e inovadoras.
A par da produção de vinho, também oferece visitas guiadas às vinhas e adega, com provas, e a oportunidade de comprar vinho e uma diversidade de produtos de merchandising.
Sir Cliff Richard, conheceu e apaixonou-se pelo Algarve há mais de 40 anos. O seu sonho de plantar uma vinha nesta sua propriedade Quinta do Moinho, foi a inspiração para os vinhos Vida Nova, em cuja produção ele próprio está envolvido. Quando está em Portugal é habitual vê-lo com as mãos sujas na vinha ou mesmo a pisar uvas na adega.

Poços
Em toda a região do Algarve se podem encontrar poços antigos de onde a população costumava tirar água para diversos fins, e Albufeira não é excepção. No nosso mapa mostramos algumas localizações de poços antigos, alguns deles ainda em funcionamento.




Cemitérios
Nos cemitérios da região pode ver a cultura presente no Algarve, onde predomina o cristianismo .






Marina de Albufeira
Considerada a mais segura e abrigada Marina de Portugal e inserida num complexo turístico de alta qualidade, onde predominam os espaços verdes e apenas 29% da área de implantação destinada à construção, a Marina de Albufeira inclui no seu projecto hotéis, restaurantes, bares, lojas, piscinas, apartamentos, moradias, centro de diversão e lazer.
Localizada bem no centro do Algarve, a Marina de Albufeira marca a diferença, nomeadamente em termos de concepção arquitectónica e funcional, em relação a projectos anteriormente concebidos.
A marina propriamente dita é constituída pelo canal de entrada, com a largura de 25 metros, zona dos grandes veleiros, com uma área de 1,6 hectares, e zona de embarcações médias, com uma área de 5 hectares.
Símbolo da qualidade e respeito ambiental, a Marina de Albufeira está também distinguida com a Bandeira Azul, sendo cumpridos todos os critérios de educação, informação e gestão ambiental, segurança, serviços e qualidade da água.

Porto de Pesca
Antigamente localizado onde é agora a conhecida dos pescadores, o Porto de Pesca foi transferido para perto da marina de modo a dar melhores condições aos pescadores que todos os dias o usam. Veja os costumes e os métodos tradicionais dos pescadores da região aqui no Porto de Pesca




Birdwatching
A região dos Salgados no concelho de Albufeira é um local ótimo para oservação de aves, tendo os amantes dessa prática a possibilidade de descobrir as espécies exóticas desta zona, existindo postos de observação de aves nesta região.




Capela Nossa Senhora da Guia
Do estilo barroco, a Ermida de Nossa Senhora da Guia conserva no seu interior um retábulo barroco em talha dourada, no qual se encontra a imagem de Nossa Senhora da Guia. É considerado como a testemunha mais representativa do Barroco em Algarve e um dos monumentos mais importantes de valor artístico do Concelho de Albufeira.



Igreja Matriz da Guia
A Igreja Matriz de Guia, pequeno povoado do Concelho de Albufeira, é um edifício construído no século XVII. No seu interior alberga imagens do século XVII e XVIII. Do século XVII destacam as imagens de Santo António e do Cristo Crucificado, e do século XVIII as de Nossa Senhora do Rosário, a de Nossa Senhora das Dores e a capela-mor um retábulo com a imagem de Nossa Senhora da Visitação.


Ermida de S. Sebastião
Edificada, possivelmente, no inicio do século XVII, esta ermida ficou bastante danificada com o terramoto de 1755, tendo sido totalmente reconstruída passados 3 anos.
A Ermida é dedicada a São Sebastião, que, segundo reza a tradição, foi um santo determinante para a extinção da peste negra.



Guia
Esta localidade localizada bastante próximo de Albufeira tem bastantes pontos de interesse, sendo alguns dos mais conhecidos o Algarve Shopping, Zoomarine, e a Igreja Matriz. Esta região também é bastante conhecida pela sua gastronomia, mais concretamente pelos frangos da guia, e que trazem milharem de turistas todos os anos a este local.



Zoomarine
Um parque oceanográfico de carácter educativo. Com uma filosofia baseada na conservação e na educação ambiental, o parque foi inaugurado o 3 de Agosto de 1991. Nos seus diferentes espectáculos nos encontramos com numerosas espécies de animais, golfinhos, focas, tubarões, tartarugas, aves exóticas, etc. Conta com um aquário e um centro de reabilitação de espécies marinhas, além de todo o tipo de serviços como restaurantes, lojas e diferentes atracções.

Câmara Municipal
Localizada em frente aos Bombeiros, o edificio da Câmara Municipal encontra-se entre o palácio da Justiça e o Auditório/Galeria Municipal.






Mercado Municipal
No Mercado Municipal pode encontrar os melhores produtos da região aos melhores preços.









Pista de Radiomodelismo
A Pista de Radiomodelismo recebe diversas provas a contar para Campeonatos Nacionais e Regionais desta modalidade de grande espectáculo e a pista deAlbufeira é palcos principais a nível nacional.





Escola Fixa de Trânsito
A Escola de Trânsito de Albufeira encontra-se em funcionamento desde Janeiro de 2002 e pretende tornar-se uma importante infraestrutura na Educação e Valorização dos jovens do concelho e de todo o Algarve.
Os acidentes rodoviários envolvendo crianças são um problema preocupante no nosso país. Para o combater é importante fomentar na criança, desde tenra idade, atitudes de segurança e comportamentos defensivos na estrada.
Diminuir a sinistralidade nas estradas portuguesas é um objectivo que se pretende atingir através da educação dos utentes que frequentam esta escola. Para mais informações clique aqui.

Espaço Multiusos de Albufeira
O EMA - Espaço Multiusos de Albufeira, surge num espaço
que foi já uma unidade comercial, e mercado de fruta e
peixe.
O EMA permite o usufruto de um espaço esteticamente
agradável, ambientalmente são e eficiente no que diz
respeito às suas potencialidades. Um espaço para todos
que pode ser utilizado nas suas diversas vertentes.

Estádio Municipal de Albufeira
Fundado em 1925, o Estádio Municipal de Albufeira é a casa do clube da terra, o Imortal Desportivo Clube.






Aldeia Columbófila
Local onde estão alojados centenas de pombos e onde são organizados eventos relativamente aos mesmos.






Piscinas Municipais de Albufeira
Aqui todos os praticantes de natação podem manter-se em forma enquanto estão no Algarve.






Pavilhão Desportivo de Albufeira
Constituído por dois pisos, o Pavilhão Desportivo de Albufeira dispõe de uma área de aproximadamente 6000m2 e contempla um campo de jogos que permite a prática de todas as modalidades indoor. O Pavilhão inclui ainda diversas salas multiusos, um ginásio equipado para atletas de alta competição e o futuro Centro de Avaliação e Recuperação Funcional de Atletas, onde os desportistas do concelho, de todas as idades, poderão monitorizar e tratar a sua condição física.

Parque Radical - Skate e BMX
O Parque Radical de Albufeira é considerado o maior parque de Skate do país. Este equipamento, inserido no Parque da Alfarrobeira (a norte do Estádio Municipal) foi concebido e projectado com o principal objectivo de criar infra-estruturas adequadas para a prática de Skate, BMX Freestyle e Inline (Patins em Linha), nas suas vertentes mais praticadas no nosso país, ou seja, Street e Rampa, e com diferentes níveis de dificuldade. Vai ter também a zona de iniciação, com quarter pipes e flat banks e uma zona de aprendizagem.

Rotundas
Quem vai a Albufeira normalmente costuma seguir orientações para cada local através das rotundas da avenida principal, então divulgamos aqui imagens das rotundas mais importantes que vai achar na Avenida.

Rotunda dos Golfinhos







Rotunda dos Descobrimentos








Rotunda dos Relógios









Rotunda das Minhocas








Rotunda do Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário