Cidade de Portimão

Esta é uma cidade excelente para o uso de bicicleta, o que lhe vai permitir uma mobilidade excelente nesta área geográfica do Algarve.

Faça o circuito de Alvor, onde poderá disfrutar de uma paisagem lindíssima enquanto passeia à beira-mar. Aqui pode ver a Ria de Alvor e o porto de Pesca onde poderá encontrar um pouco da cultura que se vive nesta área.


Faça o circuito de Ferragudo e visite esta localidade onde pode encontrar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição no topo da Vila. Também pode encontrar aqui o Forte de S. João do Arade e o Farol da Ponta do Altar. Além disso pelo caminho poderá disfrutar de paisagens lindíssimas e diversas praias.


No passeio cultural de Portimão, poderá aprender um pouco mais sobre a história e cultura desta bela localidade.


Mapas:


Ver portimão num mapa maior
Transferir ficheiro para GPS como: Percurso
                                               Rota

Este é o Mapa de Portimão para impressão

Pontos de Interesse

Alguns dos pontos de interesse em Portimão:

Forte de Santa Catarina:
Em posição dominante sobre uma elevação no extremo Leste da Praia da Rocha, junto ao Rio Arade, esta fortificação defendia a povoação e a barra do rio Arade, cooperando com o Forte de São João do Arade, na margem oposta do rio, em Ferragudo.




 
 
Forte de S. João do Arade
Em posição dominante sobre a povoação e a foz do rio, a sua elevação divide duas praias: a Praia da Angrinha e a Praia Grande. Cooperava com o Forte de Santa Catarina, que lhe era fronteiro em Portimão, na defesa do estuário do rio Arade.
 
 
 
 
 
Miradouro em Portimão
Neste Miradouro em plena Praia da Rocha pode disfrutar de uma bela paisagem enquanto ouve o barulho do mar e das aves marítimas.
 
 
 
 
 
 
 
Praia do Alemão
Nesta Praia poderá encontrar a casa de Férias do Dr. Mário Soares, um político com grande história em Portugal


Praia da Restinga
Para os amantes de Kitesurf esta é a praia ideal para esta modalidade.








Porto de Pesca de Alvor
Aqui pode ver o modo de vida e os barcos dos pescadores de Alvor








Ria de Alvor
Aqui poderá passear em contacto com a Natureza e ao mesmo tempo ver os barcos presentes no porto de Pesca de Alvor







Antiga Lota
Local onde costumava ser a lota em Portimão









Convento de S. Francisco
A fundação do Convento de S. Francisco - ou de Nossa Senhora da Esperança, como também é conhecido - remonta ao século XVI e é fruto da iniciativa de Simão Correia, antigo capitão de Azamor.

Infelizmente, este edificio sofre de total abandono nas últimas décadas, período em que se foi acentuando a sua degradação, pondo, cada vez mais, em risco o que ainda resta da sua estrutura arquitectónica.


Museu de Portimão
Na antiga fábrica conserveira Feu Hermanos abriu o Museu de Portimão – 5000 m2 que mostram o património histórico, etnográfico e industrial da cidade e região na mostra permanente a que se chamou “Portimão – Território e Identidade”.

A entrada no Museu faz-se pelo lado do rio Arade, onde se descarregava o peixe, que era levado para a sala de descabeço - o “coração” da antiga fábrica. Aqui foram restaurados os mecanismos do sistema de lavagem e de transporte e os tanques de salmoura e colocadas figuras a representarem os conserveiros. Na nave central, encontra-se ainda uma imponente máquina que fazia a impressão em chapas de metal. Mostram-se também peças subaquáticas – canhões e ânforas.
A comunidade é destacada, especialmente através de objectos do portimonense mais ilustre: Manuel Teixeira Gomes, escritor, que foi Presidente da República de 1923 a 1925. Entre várias coisas do seu quotidiano, expõe-se o busto romano, escultura feita em bronze junto à qual foi fotografado em 1920, no seu gabinete de trabalho quando exercia funções diplomáticas em Londres.
O museu tem ainda salas de exposições temporárias, um centro de documentação (o mais moderno da região), um auditório e uma sala de restauro.


Horários:
15 Setembro a 14 Julho: terça-feira - 14h30 às 18h00; de quarta a domingo – 10h00 às 18h00.
15 Julho a 14 Setembro: terça-feira – 19h30 às 23h00; de quarta a domingo – 15h00 às 23h00.
Centro Documentação/Arquivo Histórico: segunda a sexta-feira – 9h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30.

Preços: 3 euros (exposição permanente)
Gratuito até ao final de Maio e, a partir de Junho, gratuito aos domingos, Dia Internacional dos Monumentos e sítios (18 Abril), Dia da Cidade (11 Dezembro) e Jornadas Europeias do Património (data móvel).
Desconto para famílias
Entrada gratuita para menores 16 anos, professores, estudantes, guias-intérpretes, jornalistas e possuidores do cartão jovem municipal e passaporte sénior.

Clube Naval de Portimão
O Clube Naval de Portimão é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objectivo a promoção cultural, desportiva e recreativa dos associados, desenvolvendo e estimulando o gosto pelos desportos náuticos, de recreio e competição, cultivando e aperfeiçoando as qualidades morais e físicas.

Medalha de Mérito Municipal (Grau Prata).
Instalações Desportivas: Zona Ribeirinha junto à Doca de S. Francisco e Fortaleza de Sta. Catarina - Praia da Rocha.


Pavilhão Multiusos Portimão Arena
O Portimão Arena é a mais recente, moderna e inovadora infraestrutura do Parque de Feiras e Exposições desta cidade algarvia e nasce da necessidade de dotar o Algarve de um pavilhão polivalente capaz de acolher tanto reuniões, banquetes e outros corporate events, como lançamentos de marcas ou produtos, feiras, congressos e até espectáculos desportivos e musicais de grande envergadura.



Forte de S. João do Arade
O Forte de São João do Arade, também conhecido como Castelo de São João do Arade, ou simplesmente como Castelo do Arade, no Algarve, localiza-se na vila e freguesia de Ferragudo, concelho da Lagoa, distrito de Faro, em Portugal.
Em posição dominante sobre a povoação e a foz do rio, a sua elevação divide duas praias: a Praia da Angrinha e a Praia Grande. Cooperava com o Forte de Santa Catarina, que lhe era fronteiro em Portimão, na defesa do estuário do rio Arade

Farol da Ponta do Altar
O nome de Ponta do Altar tem origem num antigo altar pré-histórico situado outrora nessa zona, que com a erosão e o passar dos séculos caiu ao mar.





Local geograficamente posicionado entre as Praias do Torrado e Praia dos Caneiros, possui um Farol construído em 1893, que actualmente encontra-se automatizado e é controlado remotamente a partir do Farol do Cabo de S. Vicente (Sagres).


Igreja da Nossa Senhora da Conceição - Ferragudo

Situada no cimo de um monte, no topo da povoação, sobranceira ao rio, visível de Portimão, do Forte e da estrada que dá acesso à Vila, possui um enorme adro onde se desfruta de maravilhosa paisagem sobre o rio e a foz do Arade, cidade de Portimão, depois de um alegre e colorido caminho entre o casario esbranquiçado. E ruelas floridas do tecido urbano tradicional.

Estrutura arquitectónica típica de um templo rural. Nos altares do século XIV, um estimável conjunto de imagens dos séculos XVII e XVIII. Na sacristia, uma imagem de dupla face (Nossa Senhora, Senhor Crucificado) possivelmente do século XV e um São Sebastião do século XVI. Colecção de "ex-votos" de marinheiros e pescadores, pintados de forma "naïf" descrevendo os milagres da padroeira.
"ex-votos " – Quadros pintados, desenhados ou gravados, de dimensões variadas, existentes em várias igrejas do pais, que além de evocarem os milagres dele constantes são um forte testemunho da Arte Popular deste país, e neste caso dos pescadores e marinheiros que os encomendaram.
Pequenos painéis de azulejos figurativos no interior e exterior (século XVIII).

Praça Manuel Teixeira Gomes ou Casa Inglesa
Uma das zonas mais conhecidas de Portimão.









Teatro Municipal de Portimão e Largo 1º de Dezembro
Palacete de estilo neoclássico também conhecido como Palacete Sárrea Garfias, com reminiscências barrocas, construído nos finais do século XVIII. No dia 11 de Dezembro de 2008 foi inaugurado, no espaço antes ocupado pelo Palacete, o TEMPO (Teatro Municipal de Portimão), uma construção moderna que respeita em grande parte a fachada do edifício antigo.
Largo 1º de Dezembro - Jardim com repuxo e bancos de painéis em azulejo representando quadros da História de Portugal.

Igreja Matriz de Portimão
Edifício exemplar do tardo-gótico português, que busca influência no modelo do mosteiro da Batalha, por intermédio dos canteiros que trabalhariam nessa data na Sé de Silves. A sua edificação contou com o patrocínio do primeiro donatário de Portimão, D.Gonçalo Vaz de Castelo Branco. Apresenta 3 naves, 4 tramos e cabeceira tripartida. As obras prolongaram-se durante o séc. XVI, sofrendo grandes intervenções após o terramoto de 1755.


Igreja do Colégio e Museu Diogo Gonçalves
Mandado construir pelo fidalgo Diogo Gonçalves na esquina da actual Rua do Comércio, nos séculos XVII/XVIII, o Colégio dos Jesuítas é um edifício de linhas rígidas cuja fachada se encontra decorada por três corpos, correspondendo o mais elevado à entrada da igreja, cuja única nave é das maiores, no seu género, construídas no Algarve.

Todos os altares são do século XVI, em talha dourada, e ricamente decorados. Do período renascentista destaca-se a imagem da Virgem e do Menino (século XVI). Outras imagens dignas de atenta apreciação como a de Nossa Senhora da Piedade e do Senhor dos Aflitos, decoram o interior. O crucifixo do Senhor Jesus dos Milagres, do século XVII, tem um lugar destacado.
Neste edificio ainda pode encontrar o Museu Diogo Gonçalves.

Mercado Municipal

No mercado municipal pode encontrar  zonas de pescado, talhos, hortofrutículas, charcutarias, flores, padarias, uma zona para produtores e as respectivas instalações sanitárias. Na área de mercado está igualmente prevista um gabinete para o veterinário, duas zonas de frio ( uma para o pescado e outra para os produtos hortofrutículas), uma zona para a comercialização ou cedência de gelo, uma zona de embalagens para os talhos, bem como alguns espaços de reserva.
Horarios: 2ª a 6ª: Manha: 07:00-14:00  Tarde: 17:00-20:00
               Sábados:Manha: 07:00-14:00 

Quinta Pedagógica
Localizada na Aldeia Nova da Boavista, este novo espaço de lazer e formação pedagógica tem como principal objectivo aproximar os mais novos do mundo rural, através do contacto com as espécies animais e vegetais.

Ocupando uma área de 2 hectares, repartidos por zonas distintas de cultivo, de abrigo de animais, uma área de lago, zonas verdes e de lazer, a Quinta Pedagógica de Portimão recria uma quinta rural.
Nela foram projectados, não só diferentes espaços exteriores que proporcionam o contacto directo com a natureza, como um edifício de apoio com salas multiusos para a realização de ateliers e workshops, entre outras actividades. O edifício oferece também o serviço de cafetaria e conta com o apoio de uma loja.
Na quinta é ainda possível encontrar uma horta de legumes, um espaço com ervas aromáticas, árvores diversas como a laranjeira, a romanzeira ou o marmeleiro, mas também vacas, burros, ovelhas, porcos, gansos, aves, coelhos, entre outras espécies de animais característicos de uma quinta.

Entre Maio e Setembro a Quinta Pedagógica de Portimão vai estar em funcionamento de Terça a Sexta-feira entre as 9h30 e as 19h30, e aos Sábados, Domingos e Feriados entre as 10h00 e as 19h30. De Outubro e Abril, vai estar aberto ao público de Terça a Sexta-feira entre as 9h30 e as 17h30 e aos Sábados, Domingos e Feriados entre as 10h00 e as 17h30. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone 282 480 730 ou do e-mail quinta.pedagogica@cm-portimao.pt

Parque da Juventude

Um Parque no coração da cidade em que pode passear num lindo jardim onde existe um lago com várias espécies de aves exóticas ao seu redor. Ainda pode tirar partido de um Circuito de Manutenção, uma pista de bmx race e dirt, e também uma outra pista de modelismo.




Câmara Municipal
Aqui pode encontrar o belo edificio da câmara Municipal num largo excelente para passear.








Casa Manuel Teixeira Gomes
Onde nasceu Manuel Teixeira Gomes, Presidente da República que assinou, em 1924, o decreto-lei que elevou Portimão a cidade.








Videos Promocionais
Parque da Juventude


Praia da Rocha






Sem comentários:

Enviar um comentário